Varejo farmacêutico: aprenda como aumentar as vendas da sua drogaria online

O varejo farmacêutico brasileiro faturou R$ 66,07 bilhões entre agosto de 2020 e julho de 2021. O faturamento representa um crescimento de 14,69% no período.

Além da consequente fragilidade e aumento dos cuidados com a saúde em decorrência da pandemia, os dados também mostram que as pessoas estão se cuidando mais de maneira preventiva.

Nas principais cidades, não é de hoje que o número de farmácias é cada vez maior, influindo cada vez mais produtos na linha de beleza, mais ainda restringindo doces e o boom de farmácias de grandes franquias já é notável nas pequenas e médias cidades.

No entanto, quando se fala em vendas online, o varejo farmacêutico ainda dá os primeiros passos, buscando atingir um público que:

  • Ainda é acostumado a comprar itens farmacológicos presencialmente e com auxílio de um farmacêutico.
  • Possui urgência para obter remédios que solucionem dores e problemas de saúde em poucas horas.

Diante deste cenário e pensando nas possibilidades de explorar a venda online, elaboramos estratégias para que a sua drogaria online acerte no marketing e atraia mais consumidores.

Cliente no centro

Até pouco tempo, as estratégias de planejamento a médio e longo prazo das empresas em geral e também das drogarias considerava o que era mais lucrativo para o negócio.

A empresa sempre esteve em primeiro lugar em relação aos clientes, mas recentemente, um movimento protagonizado por empresas bem sucedidas fez todo o mercado olhar para a estratégia que faz esses negócios faturarem milhões: o consumidor no centro de tudo.

Para que o consumidor esteja no centro das estratégias, é necessário que toda a cultura, planejamento e ações da empresa visem garantir que ele tenha a melhor experiência de compra e pós-compra.

Mas realizar essa mudança não é tão simples. 

Para a sua drogaria online colocar o cliente no centro, significa que ele deve ter a melhor experiência comprando online, incluindo atendimento atencioso e orientativo com um atendente ou farmacêutico que seja capaz de oferecer instruções satisfatórias.

Além disso, é fundamental garantir que as etapas desde o recebimento do pedido até a entrega delivery sejam ágeis e entreguem com a eficiência que a situação requer.

Por exemplo: remédios que podem aliviar ou acabar com a dor em alguns minutos ou horas, devem ser entregues com a agilidade que os clientes necessitam.

Por outro lado, produtos como cosméticos, perfumaria, maquiagens, etc não exigem que o delivery seja urgente.

Invista na identidade visual para se diferenciar

Se fisicamente nas lojas de rua já pode ser bem desafiador se diferenciar e se destacar, imagina o tamanho do desafio quando estamos no ambiente online, onde o número de concorrentes é muito maior e onde tudo acontece muito mais rápido em questão de cliques?

Esse é um dos motivos pelos quais a sua empresa precisa investir em uma identidade visual marcante, com a qual as pessoas possam se identificar e se relacionar.

A identidade visual é uma maneira da sua drogaria online se conectar com os clientes, transmitir sentimentos, sensações e ser lembrado através de cores e símbolos associados ao seu nome.

Caso a sua farmácia tenha muitos anos ou até décadas e você esteja investindo na digitalização da sua drogaria online, avalie, junto a profissionais, se é necessário trocar o nome, atualizar o logo da marca e outros critérios que podem fazer diferença nas vendas.

Se for o caso, avalie a possibilidade de atualizar sua marca para um nome mais atual e que faça mais sentido para o que você deseja transmitir no momento.

Utilize as redes sociais a seu favor

Para tirar o melhor proveito das redes sociais, analise que tipo de conteúdo é interessante para o seu público receber e também certifique-se de comunicar os propósitos e ações da sua marca.

Isso vai garantir que as suas redes sociais não fiquem dependentes de ofertas e promoções – o que pode comprometer bastante o seu faturamento.

As redes sociais são, atualmente, a forma mais fácil e direta de se conectar com os clientes. 

Mas para isso, é necessário utilizá-la de maneira estratégica a fim de tirar o melhor proveito da instantaneidade e alcance destes canais.

Compartilhe conteúdo informativo

Conteúdos informativos têm o potencial de mudar a maneira e a frequência que os clientes consomem determinados produtos.

Essa é uma das principais estratégias para garantir que os consumidores substituam as compras circunstâncias por compras frequentes.

Dermocosméticos, xampus especiais, condicionadores, hidratantes, suplementos alimentares, entre outros produtos podem ser utilizados na construção de conteúdos que oferecem benefícios a quem lê.

Por exemplo, muitas pessoas não sabem que a vitamina D pode ser consumida em cápsula e que sua reposição oral é fundamental para todas as pessoas que não conseguem alcançar os níveis diários recomendados, outros que existe remédio para emagrecer natural.

Explorar esses tópicos para auxiliar as pessoas a obterem benefícios (saúde, bem-estar, praticidade) influenciará diretamente na maneira como ela enxerga e se relaciona com a sua empresa.

Oferecer outros benefícios que vão além do produto final é fundamental para que a sua drogaria online seja capaz de fidelizar os clientes e manter o faturamento sempre crescendo.

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