Toxina botulínica: o que você precisa saber? Provoca alergias?

Muitos de nós já ouvimos falar da toxina botulínica e os comentários mais comuns são que ela muda as características, inflaciona o rosto e desfigura… Mas isso não é verdade. Fomos levados a acreditar neste conceito pela forma como ele é vendido, vendo atrizes ou grandes personalidades que mudaram suas características e muitos o confundem com a aplicação de toxina botulínica quando, na verdade, eles tiveram aplicação excessiva de preenchimentos faciais.

O que é toxina botulínica?

Trata-se de uma neurotoxina produzida por uma bactéria altamente purificada chamada Clostridium Botulinum que, quando administrada em doses muito baixas, não produz efeitos nocivos apesar de sua origem. Sua função é causar paralisia muscular, dependendo do local de aplicação. Pode ser usada para o tratamento de doenças neurológicas resultantes de hiperatividade muscular, reduz a liberação de certos neurotransmissores envolvidos na dor crônica, e também é usada no campo cosmético para melhorar a aparência.

A versão mais popular e conhecida é o botox, embora este seja apenas um nome comercial, já que existem várias versões igualmente seguras e eficazes no mercado. Ele é aplicado por meio de injeções em lugares estratégicos com uma agulha muito pequena, o que causa leve desconforto e não é incapacitante. Como este é um tratamento minimamente invasivo, deve ser realizado por um médico treinado em sua aplicação.

A toxina botulínica não tem um efeito imediato; seus efeitos começam 72 a 96 horas após a aplicação, com um efeito máximo após 10-15 dias. Dura entre 4 e 5 meses, dependendo de cada organismo e metabolismo.

5 usos da toxina botulínica que você não conhecia

  1. Gerenciamento de enxaqueca crônica para aqueles pacientes que têm 15 dias ou mais de dor de cabeça por mês com episódios que duram mais de 4 horas por dia.
  2. A hiperidrose axilar ou palmar (suor excessivo) é uma dor de cabeça para muitos, gerando um enorme impacto emocional.
  3. Bruxismo, que é a contração exagerada do músculo masseter causando dores na cabeça, na mandíbula e nos dentes.
  4. Distonia cervical caracterizada pela dolorosa contração dos músculos do pescoço.
  5. E aquele que todos conhecemos: o uso estético para ajudar a suavizar as linhas de expressão já estabelecidas ou evitar o envelhecimento prematuro.

Não é segredo que os primeiros sinais de envelhecimento que podemos ver em nosso rosto são as rugas ao redor dos olhos, testa, bochechas e lábios que nos fazem parecer zangados e às vezes aumentam nossa idade. Com a idade, muitos homens também passam por dificuldades com a ereção e procuram por uma viagra natural.

Em relação às rugas, no início só os vemos quando fazemos gestos, mas com o passar dos anos eles formam sulcos e são perceptíveis se fazemos gestos ou não.

Precauções a tomar

Esse procedimento pode ser realizado a partir dos 18 anos de idade, embora isto se deva à nova tendência de evitar o envelhecimento prematuro. Quanto mais jovem a idade, menos medicação é necessária para retardar a formação de rugas.

Há muito poucas contraindicações, mas elas devem ser levadas em conta ao aplicá-las: 

  • Alérgicos ao complexo de neurotoxinas ou excipientes
  • Pessoas com doenças neuromusculares
  • Mulheres grávidas
  • Mulheres que estão amamentando
  • Crianças com menos de 18 anos de idade

Portanto, é importante estar consciente dos riscos de colocar algo externo em nosso corpo, sentir-se bem com sua aparência física e sentir-se jovem enquanto cuida de nossa saúde. Procure sempre o conselho de um especialista antes de tomar uma decisão, lembre-se de que sua pele o acompanhará ao longo de sua vida.

Conclusão: e as alergias?

Todo 8 de julho, a Organização Mundial de Alergias (OMA) celebra o Dia Mundial da Alergia para conscientizar sobre a importância de prevenir as doenças relacionadas às alergias e incentivar a busca de tratamentos que ajudem a melhorar a qualidade de vida das pessoas que já sofrem de alergias. O mesmo não poderia ser diferente com o uso do botox, que provoca sintomas graves em quem possui alergia à substância. Não é raro, inclusive, que quem sofre de disfunção erétil procure por tratamentos naturais como o tribulus terrestris, em vez de apostar em medicamentos para ereção mais fortes e que possuem mais efeitos colaterais.

As doenças alérgicas não podem ser esquecidas ou deixadas de lado e que também é necessário prestar atenção a elas, pois de acordo com a OMA, 20% da população mundial sofre de uma doença alérgica, que frequentemente se manifesta em crianças.

Você já escutou falar na famosa técnica da estética facial do Ultrassom Microfocado?

Sintomas

Os sintomas mais comuns de uma reação alérgica podem variar de acordo com o tipo de alergia ou doença. Em geral, se for rinite alérgica, os sintomas mais comuns são prurido, espirro, coriza ou nariz entupido. A dificuldade de respirar pode ser um sinal de asma, olhos vermelhos, irritados e lacrimejantes podem ser um sinal de conjuntivite. A dermatite atópica pode se manifestar com sinais como pele seca e com prurido.

Além disso, afirma-se que uma alergia alimentar pode causar formigamento na boca; inchaço dos lábios, língua, rosto ou garganta; urticária ou anafilaxia. Uma alergia a picadas de insetos pode causar um inchaço grave, como evidenciado por edema no local da picada. Além disso, há prurido ou urticária em todo o corpo; tosse, aperto no peito, falta de ar ou anafilaxia.

E uma alergia a substâncias, como é o caso da toxina botulínica, pode causar urticária, coceira na pele, erupção cutânea, inchaço do rosto ou anafilaxia.

Procurando por Harmonização Facial Rio de Janeiro? Conheça Dr. Fabio Barros, eleito entre os sete maiores Harmonizadores Faciais do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *