As soluções para a iluminação residencial e comercial crescem a cada dia. Com tamanha variedade de sistemas e equipamentos, é esperado que as pessoas tenham dúvidas sobre o funcionamento de determinados recursos. Você saberia dizer, por exemplo, como e onde usar fita LED?
O produto vem ganhando espaço na decoração de áreas internas e externas por figurar entre os tipos de lâmpadas mais versáteis. Se você tem interesse em testá-las, fique conosco para conferir as possibilidades de aplicação!
COMO E ONDE USAR FITA LED?
Econômica, prática e com preço acessível, a fita LED pode ser utilizada em todos os ambientes, de diferentes formas. É uma ótima alternativa para transformar a aparência dos cômodos com rapidez e bom gosto.
QUARTOS
Seja infantil ou de casal, um dormitório fica mais interessante com luzes adicionais. Nesses recintos, as fita de LED no quarto, podem destacar molduras de quadros, espelhos, prateleiras e até bordas de cabeceiras. Também são excelentes para contornar móveis — escrivaninhas utilizadas para jogos, trabalho ou estudo, por exemplo.
SALAS
As áreas sociais e de maior convivência costumam ser protagonistas na decoração do lar. Por isso, tanto a sala de estar quanto a de jantar permitem usar e abusar das fitas LED. Vale aplicá-las nos detalhes, como sancas e rodapés, nos corrimãos e degraus da escada, nos compartimentos vazados dos móveis (aparador ou estante), etc.
COZINHAS
Que tal destacar os armários altos, a área atrás da pia ou o balcão da cozinha com uma iluminação diferenciada? As fitas de LED também são ótimas opções para criar pontos focais no local onde a família prepara as refeições ou restaurante japonês.
BANHEIROS
Se você tomar o cuidado de escolher um modelo à prova d’água, poderá incluir a fita LED em espaços úmidos. Nos banheiros e lavabos, por exemplo, o produto fica incrível quando colocado dentro de nichos de parede, ao redor do espelho ou em partes específicas do gabinete/bancada.
ÁREAS ABERTAS
Existem fitas especiais para decorar áreas desprotegidas. Isso permite levar luzes aos componentes das fachadas, calçadas de jardins, decks e degraus externos, guarda-corpos de varandas e sacadas.
Além de versáteis, as fitas LED são muito fáceis de instalar. Isso porque, ao contrário das tradicionais mangueiras, vêm com uma camada adesiva na parte de trás. Dessa forma, basta remover a película que protege a cola e aplicar na área desejada.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE FITA LED?
A maioria dos modelos serve para sinalizar ambientes e criar iluminação indireta. Feitos com materiais flexíveis, se adaptam a diferentes superfícies, cantos e bordas.
São tantas possibilidades que fica difícil escolher onde usar fita LED. Para ter bons resultados, é importante conhecer os principais tipos existentes e avaliar detalhes como potência, cor e grau de proteção.
No mercado você encontra fitas LED com diferentes tonalidades: branca (quente ou fria), colorida (como azul e âmbar), multitemperatura e RGB. Esta permite a mistura de azul, verde e vermelho a partir de um controlador para obter várias nuances.
Também há produtos com potências diferentes que se adaptam a necessidades específicas. Para iluminar um pequeno objeto, por exemplo, os modelos com 24 W são suficientes. Já os espaços mais amplos pedem fitas com maior eficiência luminosa, como as de 72 W.
Sempre verifique as condições do ambiente para saber se a fita precisará de proteção extra. Banheiros e áreas externas são lugares úmidos, portanto, exigem modelos fabricados com materiais mais resistentes, como a capa de silicone.
Em caso de dúvidas, não hesite em conversar com um especialista para encontrar a opção adequada. Afinal, de nada adianta saber como e onde usar fita LED se você não puder comprar produtos com segurança e de uma empresa confiável.
Na Energilux você encontra várias soluções para caprichar na iluminação. Acesse o site e explore todas as linhas de produtos!