O que é ética empresarial? – Conceito, características e prática!

O que é ética empresarial? Como funciona a ética empresarial na prática? Qual a importância de impor regras de necessidade ética dentro da empresa em que você lidera? Colaboradores éticos são melhores do que aqueles que não seguem tanto as regras impostas pelo setor de Recursos Humanos? Como resolver estas questões?

A ética é um dos estudos mais antigos do comportamento humano, surgido ainda na época da Grécia Antiga, sendo parte da Filosofia local e aprofundada por estudiosos da época que ficaram conhecidos e todo o planeta, como Aristóteles, Platão, entre outros. O que queremos dizer com isso? Que seu estudo é bem antigo.

De forma geral, a ética se trata de um conjunto de valores pessoais que quando colocadas em prática acabam por formar alguém “limpo” de ações tomadas por impulso, para passar a perna em alguém ou para levar vantagem sobre os outros em algo bem específico.

Porém, a ética é tida como objeto de estudo não só no comportamento e nos valores das pessoas, como também dentro do âmbito empresarial. Cada vez mais a ética empresarial se torna mais importante, principalmente em um mundo globalizado e extremamente politizado, onde qualquer descuido, mesmo que mínimo, pode gerar dores de cabeça para a empresa.

No conteúdo de hoje, vamos nos aprofundar um pouco mais neste assunto, visando explicar a você o que é ética empresarial. Portanto, caso seja um líder de Recursos Humanos que queira passar valores éticos para seus liderados, ou simplesmente que queira aprender mais sobre o assunto, acompanhe-nos até o final dessa leitura. Vamos lá, leia com a gente!

O que é uma pessoa ética?

Antes de saber o que é ética empresarial, seria interessante definirmos o que é uma pessoa ética, assim, você compreende de forma mais abrangente esse conceito e analisa se em sua empresa os colaboradores são éticos ou não. Pasme: a grande maioria das pessoas não é 100% ética.

Em suma, como mencionado na própria introdução, uma pessoa ética é aquela que possui valores pessoais que a impossibilitam de realizar ações contra seu próximo, respeita as regras de determinado local, não quer subir em cima de alguém para ter um posto melhor, entende que algumas pessoas são melhores do que ela e que pode melhorar com o tempo.

Não são atributos fáceis de serem adquiridos, pelo contrário, são bem complicados. No papel, é muito tranquilo de se dizer que somos pessoas éticas, que respeitamos as regras de determinado local, de que não desejamos um cargo melhor em detrimento do cargo de outra pessoa.

Sempre estamos querendo melhorar, independentemente do que estamos falando, podendo então usar o exemplo da ética empresarial. Quem nunca sonhou em conseguir um cargo de gerente, ganhar um salário várias vezes maior do que o seu atual e ser melhor quisto pelo seu patrão? Todos. São muitas as pessoas que se aproveitam de determinadas situações para conseguir realizar esses desejos, sendo então, antiéticas.

Conheça também a Agência 3880 da Caixa econômica que segue uma excelente ética empresarial.

O que é ética empresarial?

Afinal, o que é ética empresarial? O que significa o conceito de ética empresarial e de que forma podemos implementá-la em nossa empresa? Respondendo a uma pergunta feita no início do conteúdo: um colaborador ético sempre será melhor do que um colaborador antiético. Regras foram feitas para serem constantemente reanalisadas, é claro, mas de forma geral, seguidas.

Alguns colaboradores se destacam quando quebram alguma regra interna da empresa para resolver um problema, trazendo benefícios para a corporação. Esse não é o problema, desde que seja nítido que o mesmo fez isso por um bem maior e que fique clara a necessidade de contar a próxima vez que isso acontecer.

O problema é quando nos deparamos com colaboradores antiéticos “nível hard”, que extrapolam regras base, passam por cima de seus colegas, espalham informações sigilosas da própria empresa, entre vários outros problemas.

A ética empresarial, portanto, é um conjunto de valores pelos quais a mesma se baseia e continua de pé. É um conjunto de regras e valores que devem ser mostradas a cada novo colaborador, envolvendo o seu posicionamento dentro do setor em que atua, relacionamento com os colegas de trabalho e seus superiores, a forma como atende os clientes, o que jamais deve ser feito, etc.

Como melhorar a ética empresarial?

Bem, já sabemos o que é ética empresarial e como ela funciona muitos investem em Harmonização facial com a Toxina Botulínica e o Ácido Hialurônico  .

Porém, você pode estar se enxergando em uma “sinuca de bico”: você tem ótimos colaboradores, possui valores e regras que são colocados aos mesmos e mesmo assim a ética da sua empresa é uma bagunça, com ninguém respeitando nada. O que fazer para melhorar isso?

Conversar, mostrar novamente a importância das regras e valores, e, quem sabe, em uma ação mais drástica, demitir aqueles que continuam a não respeitar o que o líder do setor de Recursos Humanos exige do ponto de vista ético. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *