O ano de 2022 começou com sede de sucesso, procurando recuperar o tempo perdido com o período interrompido pela pandemia de Coronavírus e todo prejuízo que foi gerado.
A procura vem para se sobressair da crise, crescer financeiramente em novos caminhos do mercado e trazer uma possibilidade de alcançar sonhos e patamares de sucesso financeiro, mesmo que com uma nova opção de investimento.
O Marketing financeiro segue o mesmo caminho, tem sede de sucesso, de se desenvolver, se destacar e aproveitar a tecnologia e a internet a seu favor.
O pode ser considerado Marketing financeiro?
Começamos com o significado básico do marketing financeiro. A denominação de Marketing surgiu com o desenvolvimento da publicidade e estratégias de vendas e divulgações, posteriormente se adaptando ao meio digital (o Marketing Digital).
Entretanto, Marketing tem o significado puro de ser a arte de explorar, criar e gerar um valor com o objetivo de fornecer satisfação, desejo e impulso de compra ao mercado consumidor. O objetivo do Marketing é impor a venda e o consumo, mas com embasamento.
Trazendo a classificação do financeiro, o propósito do Marketing financeiro é realizar toda promoção e publicidade relacionada ao mercado financeiro: finanças, contabilidade, bancos, corretoras, e incluindo a criptomoeda, a moeda digital. A importância do Marketing ao financeiro é ser um aliado do crescimento e expansão de todos os setores relacionados às finanças.
Sem o Marketing, não é possível atingir o público, o consumidor e consequentemente expandir; ocasionando então a falta de lucro. Nada vive sem Marketing, incluindo as finanças.
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A recuperação da economia precisa do marketing financeiro e de seus resultados
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Como foi citado, a economia mundial sofreu um impacto com a pandemia mundial, mas, é muito comum que a economia seja um dos principais setores atingidos em determinadas ocorrências, necessitando sempre de uma reviravolta e de estratégias capazes de além de estabilizar as finanças, também gerar lucros.
A necessidade do Marketing é que baseando-se em seus estudos,
estratégias e técnicas são desenvolvidas. Sem Marketing, não há destaque, sem destaque, não há lucro. Mas, é importante lembrar que o Marketing se transforma e se adapta, muda conforme suas necessidades.
Com isso, as estratégias de Marketing financeiro são pensadas com o foco no consumidor, para não somente garantir suas necessidades, mas fornecer prazer e fanatismo.
Qual a relação do Marketing financeiro com a tecnologia e internet?
Na atualidade, tudo depende da tecnologia e da internet, e tudo pode ser resolvido com apenas um click, em questão de minutos. Um setor que não se adapta, não investe em Marketing, e para investir em Marketing, a tecnologia deve ser uma aliada, caso contrário, não é possível se sobressair.
O que se conecta completamente com a criptomoeda e em como investir em criptomoedas, que basicamente pode ser considerada uma transformação no mercado financeiro, trazendo procura por algo totalmente novo.
A exigência do público é o principal foco do Marketing, acompanhado com o “espaço” no qual o público se encontra: a internet. Segundo pesquisas, os brasileiros passam cerca de 12 horas por dia na internet, incluindo redes sociais e demais plataformas, exigindo então que o Marketing esteja onde o público se encontra, para então conseguir se comunicar e passar a mensagem de venda.
O grau de exigência do público é cada vez maior. Com o aumento de consumidores na internet, o aumento da concorrência também aumenta, exigindo mais uma vez a participação efetiva de profissionais do Marketing.
5 tendências do marketing financeiro para 2022
1. Investimento em software
Um software é um programa ou plataforma considerado um suporte técnico, capaz de ser programado para realizar tarefas e funcionalidades para substituir ou auxiliar o trabalho manual, sendo uma estratégia para otimizar tempo, com margem de erro reduzida, maior produtividade e disponibilidade de ser usado sem limite, se aproveitando da tecnologia e internet como aliados.
Um exemplo na atualidade são corretoras de criptomoedas que trabalham todo o processo de adquirir criptomoedas como SHIB, Bitcoin, entre outras, a partir de um software programado.
2. Descentralização dos bancos
A tecnologia trouxe a possibilidade de cada vez mais descentralizar setores, incluindo bancos e instituições financeiras, oferecendo liberdade para o consumidor, trazendo favoritismo e praticidade.
Pode ser através de aplicativos ou plataformas, incluindo também outras tecnologias. Disseminando processos financeiros anteriormente burocráticos.
3. Fintechs
Fintechs é uma denominação para empresas que oferecem uma tecnologia capaz de oferecer serviços financeiros apenas de forma digital, remota, focados no usuário e suas necessidades.
Estratégia que já existia anteriormente, mas que se desenvolveu e segue crescendo na atualidade, sempre se aprimorando de acordo com as necessidades impostas pelos próprios usuários clientes.
4. Experiência do cliente
A experiência do cliente é um dos principais focos que o Marketing possui atualmente. Com a grande concorrência, é possível que existam muitas empresas que forneçam um determinado serviço por um mesmo valor, com isso, a experiência será o fator de destaque, o fator que será responsável por garantir um cliente fixo.
5. Multiplataformas
O cliente se torna cada vez mais exigente, procurando o melhor sempre. Os consumidores procuram serviços que oferecem infinitas possibilidades, realizando não apenas uma função por minuto, mas várias ao mesmo instante, para que a tecnologia e suas necessidades se adaptem a sua rotina (o famoso “corre-corre” da atualidade).
Investimento em automatização e otimização. Empresa que não investe em tecnologia e marketing não se mantém.