O que são distúrbios do sono?
As perturbações do sono são um grupo de condições que afetam a capacidade de dormir bem numa base regular. Quer sejam causados por um problema de saúde ou por demasiado estresse, os distúrbios do sono estão a tornar-se cada vez mais comuns.
Mais de um terço dos adultos relatam ter menos de 7 horas de sono num período de 24 horas. Mais de 70% dos estudantes do ensino secundário relatam ter menos de 8 horas de sono em noites de semana.
A maioria das pessoas ocasionalmente tem problemas de sono devido ao estresse, horários agitados, e outras influências externas. Contudo, quando estes problemas começam a ocorrer regularmente e interferem com a vida diária, podem indicar um distúrbio do sono.
Dependendo do tipo de distúrbio do sono, as pessoas podem ter dificuldade em adormecer e podem sentir-se extremamente cansadas ao longo do dia. A falta de sono pode ter um impacto negativo na energia, humor, concentração e saúde em geral.
Em alguns casos, as perturbações do sono podem ser um sintoma de outro problema médico ou de saúde mental. Estes problemas de sono podem eventualmente desaparecer uma vez obtido o tratamento para a causa subjacente.
Quando as perturbações do sono não são causadas por outra condição, o tratamento normalmente envolve uma combinação de tratamentos médicos e mudanças de estilo de vida.
É importante receber imediatamente um diagnóstico e tratamento se suspeitar que se pode ter um distúrbio do sono. Quando não tratados, os efeitos negativos dos distúrbios do sono podem levar a mais consequências para a saúde.
Podem também afetar o seu desempenho no trabalho, causar tensão nas relações, e prejudicar a sua capacidade de realizar atividades diárias.
Quais são os diferentes tipos de distúrbios do sono?
Existem muitos tipos diferentes de distúrbios do sono. Algumas podem ser causadas por outras condições de saúde subjacentes.
Insônias
A insônia refere-se à incapacidade de adormecer ou de permanecer adormecido. Pode ser causada por jet lag, estresse, ansiedade, hormônios, ou problemas digestivos. Pode também ser um sintoma de outra condição.
A insônia pode ser problemática para a sua saúde geral e qualidade de vida, podendo causar:
- depressão
- dificuldade de concentração
- irritabilidade
- aumento de peso
- trabalho deficiente ou desempenho escolar
Infelizmente, a insônia é extremamente comum. Até 50% dos adultos experimentam-na em algum momento das suas vidas. A doença é mais prevalecente entre os adultos mais velhos e as mulheres.
A insônia é geralmente classificada como um de três tipos:
- crônica, quando a insônia ocorre numa base regular durante pelo menos 1 mês
- intermitente, quando ocorre insônia periodicamente
- transitório, quando as insônias duram apenas algumas noites de cada vez
Apneia do sono
A apneia do sono é caracterizada por pausas na respiração durante o sono. Esta é uma condição médica grave que faz com que o corpo absorva menos oxigênio. Pode também fazer com que acorde durante a noite.
Existem dois tipos de apneia:
- apneia obstrutiva do sono, em que o fluxo de ar para porque o espaço das vias aéreas está obstruído ou é muito estreito, e
- apneia central do sono, onde existe um problema na ligação entre o cérebro e os músculos que controlam a respiração.
Alguns medicamentos como por exemplo o comprimido cialis podem causar o congestionamento das vias respiratórias, causando apnéia. Vale a pena ver se esse é o causador da sua apnéia.
Parassonias
As parassonias são uma classe de perturbações do sono que causam movimentos e comportamentos anormais durante o sono. Incluem:
- sonambulismo
- falar durante o sono
- gemidos
- pesadelos
- fazer xixi na cama
- ranger os dentes ou apertar os maxilares
Narcolepsia
A narcolepsia é caracterizada por “ataques de sono” que ocorrem enquanto se está acordado. Isto significa que se sentirá de repente extremamente cansado e adormecerá sem aviso prévio.
A desordem também pode causar paralisia do sono, o que pode torná-lo fisicamente incapaz de se mover logo após o despertar. Embora a narcolepsia possa ocorrer por si só, está também associada a certas perturbações neurológicas, tais como a esclerose múltipla.
O que causa distúrbios do sono?
Há muitas condições, doenças e distúrbios que podem causar distúrbios do sono. Em muitos casos, os distúrbios do sono desenvolvem-se como resultado de um problema de saúde subjacente.
Alergias e problemas respiratórios
As alergias, constipações e infecções respiratórias superiores podem tornar a respiração noturna um desafio. A incapacidade de respirar pelo nariz também pode causar dificuldades para dormir.
Urinação frequente
A noctúria, ou micção frequente, pode perturbar o seu sono, fazendo-o acordar durante a noite. Os desequilíbrios hormonais e as doenças do trato urinário podem contribuir para o desenvolvimento desta condição.
Não se esqueça de chamar imediatamente o seu médico se a micção frequente for acompanhada de sangue ou dor.
Dor crônica
A dor constante pode tornar difícil adormecer. Pode até acordá-lo depois de adormecer. Algumas das causas mais comuns de dor crônica incluem:
- artrite
- síndrome da fadiga crônica
- fibromialgia
- doença inflamatória intestinal
- dores de cabeça persistentes
- dores lombares contínuas
- dores na região genital contínua, dor no pênis ou na vulva;
Em alguns casos, a dor crônica pode mesmo ser exacerbada por distúrbios do sono. Por exemplo, os médicos acreditam que o desenvolvimento da fibromialgia pode estar ligado a problemas de sono.
Estresse e ansiedade
O estresse e a ansiedade têm frequentemente um impacto negativo na qualidade do sono. Pode ser difícil para se adormecer ou ficar adormecido. Pesadelos, falar durante o sono, ou sonambulismo também podem perturbar o sono.