Se você é do segmento de negócios online ou deseja criar um, saiba que aprender copywriting pode ser um dos principais fatores para que tudo funcione da melhor maneira possível.
O uso de copywriting pode aumentar significativamente o seu faturamento além de expandir o seu negócio.
Todos esses benefícios são possíveis, pois o copywriter tem como objetivo atrair pessoas ao negócio.
No entanto, ele consegue fazer isso usando uma escrita altamente persuasiva a fim de fidelizar o cliente a tomar uma determinada ação.
Contudo, se você tem interesse em aprender mais sobre copywriting, fique até o final e descubra o potencial poder sobre.
O que é copywriting?
De forma mais resumida, o copywriting nada mais é do que um profissional responsável por produzir textos persuasivos.
Sendo assim, seus textos são feitos de uma forma altamente persuasiva a ponto de fazer o leitor a tomar uma determinada ação.
Ou seja, com o uso de copywriting, você consegue fazer uma audiência a comprar um produto, contratar um serviço, ou mesmo fazer uma assinatura de newsletter, por exemplo.
O que é uma copy de vendas?
Se tratando de copywriting e como ela funciona, é bem comum você encontrar o termo “Copy de vendas”.
No entanto, uma Copy de vendas, é um conteúdo direcionado a aumentar as conversões.
Ou seja, basicamente é um texto persuasivo que promete gerar mais vendas para uma determinada empresa ou pequeno negócio.
Onde aplicar o copywriting?
O uso de copywriting pode ser usado em várias ocasiões. Sendo elas, textos de blogs, postagem para redes sociais, infográficos, e-mails e até mesmo em e-books.
Porém, antes de começar a pensar onde usar copywriting, você deve se preocupar primeiramente em como elaborar elas.
Portanto, ter um planejamento estratégico de conteúdo, é fundamental para que consiga criar uma ótima copy e assim ver a mágica acontecer.
Sendo assim, você vai conseguir personalizar um conteúdo direcionado para atender de forma específica o seu público-alvo.
Por onde começar para produzir um copy para empresa de marketing digital?
Como mencionado mais acima, para conseguir fazer boas copys, é necessário ter uma estratégia bem preparada.
No entanto, essa estratégia inclui os seguintes elementos:
Conhecimento do seu público-alvo
Para conseguir persuadir o seu público-alvo produzindo conteúdo de qualidade, é fundamental conhecê-lo.
Sendo assim, recomendo você começar definindo sua persona. Isso porque, a persona irá representar todo o seu público-alvo.
Pesquisa de temas relevantes
Para você se tornar relevante para o seu público, é necessário produzir conteúdos que vão atraí-los.
Ou seja, é preciso produzir conteúdos de interesse da sua audiência. Dessa forma, eles vão interagir com você e podendo mais tarde se tornar um possível cliente.
Faça um calendário editorial
Todo conteúdo tem como principal objetivo atender as necessidades de cada cliente. No entanto, você deve se atentar em qual etapa do funil o seu cliente se encontra.
O segredo para uma audiência de qualidade é construir um calendário editorial para que consiga programar e entregar o seu conteúdo conforme a sua estratégia escolhida.
05 Melhores técnicas de copywriting que precisa conhecer
O mundo do copywriter é tomado por técnicas, estratégias e fórmulas de texto que realmente vendem.
Sendo assim, confira logo abaixo algumas das técnicas de copywriting mais famosas e usadas no mercado digital.
Reciprocidade
A reciprocidade é bastante usada na copywriting. No entanto, ela segue o princípio psicológico onde o ditado diz: “Gentileza gera Gentileza”
Para conseguir atenção e impactar o leitor, você precisa entregar algo que vai gerar valor a vida dele.
Uma forma de fazer isso, é através de conteúdos de alta qualidade onde tem a finalidade de ajudar o leitor.
2. Prova Social
Como diz o ditado “Contra fatos não há argumentos”. Dessa forma, uma maneira de garantir a qualidade e confiabilidade do seu serviço é por meio de provas sociais.
Portanto, sempre procure ter provas de pessoas que compraram ou contrataram algum serviço partindo de você.
Como copywriting, você seguirá o comportamento humano alheio mostrando avaliações e depoimentos de pessoas e assim garantir todos os benefícios da oferta.
3. Afinidade
De acordo com o princípio da afinidade, é muito comum as pessoas concordarem e passarem a seguir idéias da qual elas se identificam.
Trazendo isso para o lado da copywriting, você pode está criando afinidade com sua audiência por meio de histórias que se assimilam com a realidade do leitor.
4. Autoridade
Assim como o próprio nome diz, autoridade tende a passar uma idéia de algo superior e respeitável.
Na copywriting, é quase que indispensável fazer o uso dessa técnica. Isso porque, ao aplicar essa técnica as pessoas vão te olhar como uma pessoa que tem autoridade em um determinado assunto.
Sendo assim, você acaba conquistando a confiança da sua audiência facilitando ainda mais no processo de vendas.
Para usar essa técnica, basta fazer um bom uso de fontes, usar frases de especialistas e outras referências credíveis no geral.
Conclusão
Após a leitura deste artigo, espero que você esteja bem empolgado e familiarizado com a profissão copywriter.
Dessa forma, saiba que não faltam empresas que necessitam bastante desse tipo de profissional.
Agora que você já sabe o que é copywriting, seria interessante você entender e ver na prática como funcionam as fórmulas de copy.
Visto que essas fórmulas são a estrutura base para facilitar na criação de uma copy.