Como Ensinar um Cachorro a Passear sem Puxar a Guia: Dicas Eficazes da DrogaVET para Melhorar os Passeios

Pexels Lum3n 44775 406014

A Drogavet vai te ensinar hoje como ensinar um cachorro a passear sem puxar a guia. Muitas pessoas sofrem com esse problema e, portanto, é recomendado que você saiba realizar esse treinamento com o seu pet. Dessa forma, você pode transformar os passeios em um momento muito mais tranquilo e agradável para ambos. 

Quer saber como é possível fazer isso e como aplicar essas dicas? Continue a leitura agora e veja como você pode educar seu cão a isso em casa e sem custos. A DrogaVET te ensina a aproveitar ainda mais esse tempo com seu melhor amigo. 

Por que meu cachorro puxa a guia durante o passeio?

O cachorro pode puxar a guia por vários motivos, como, por exemplo, necessidade de exercícios, excitação exagerada, falta de treinamento, curiosidade, dentre outros. De todo modo, essa energia excessiva pode dificultar ou até mesmo impedir os passeios, a depender do porte do cão. 

Sendo assim, é muito importante tentar identificar o que pode estar causando esse comportamento no cachorro. Por exemplo, cães que saem pouco de casa costumam ficar muito enérgicos quando vão passear, tornando o momento estressante para ele e para o tutor. 

Quais as melhores técnicas para ensinar o cachorro a passear sem puxar a guia?

Primeiramente, evite guias retráteis, já que elas instigam o cão a puxar. Use reforço positivo, dando um petisco que ele goste sempre que estiverem caminhando e ele permanecer ao seu lado sem puxar. Quando o cão começar a passar na sua frente, pare de andar e espere até que ele se acalme e entenda que precisa andar ao seu lado para continuar o passeio. 

O reforço positivo ajuda muito, pois o cão irá entender que, enquanto ele estiver calmo e andando lado a lado com você, receberá carinhos e petiscos. Não brigue com o cachorro, já que isso fará com que ele fique ainda mais desconfortável ou descontrolado. Apenas pare de caminhar e espere ele se acalmar antes de prosseguir no caminho. 

Como adestrar um cachorro filhote para não puxar a guia?

Primeiramente, apresente a guia para ele e deixe que cheire e se aproxime. Apenas depois coloque no animal. No começo, fique apenas dentro de casa, andando em um percurso curto no quintal ou dentro do seu apartamento. Isso deixará o cão mais acostumado ao passeio. Além disso, use o reforço positivo, com petiscos sempre que ele caminhar ao seu lado.

Assim que ele estiver mais habituado à coleira e guia, leve-o para a rua, primeiro andando em ruas tranquilas e com pouco movimento. Depois, você pode estender outros passeios para locais com mais movimento, já que o pet estará mais habituado com essa rotina. 

Quais equipamentos ajudam a evitar que o cachorro puxe a guia?

A DrogaVET recomenda o uso da coleira de cabeça, que funciona mais ou menos como um cabresto. Ela não machuca e ajuda o cão a ficar em local adequado durante o trajeto do passeio. Usar uma guia fixa também é importante, além de utilizar ela sempre mais curta quando ele estiver em período de adaptação. 

Utilizar os equipamentos ideais vai ajudar seu cão a aprender a passear sem puxar sem a necessidade de sofrimento. Não use em nenhuma hipótese coleiras que possam enforcar ou machucar o animal, já que isso pode trazer danos físicos e psicológicos. 

Dicas para um passeio tranquilo e seguro com o cachorro

As principais dicas para um passeio tranquilo e seguro são evitar ruas muito movimentadas e momentos de sol quente, já que isso pode prejudicar o animal e trazer danos. Além disso, certifique-se de que a guia está bem colocada e deixe-a mais curta, mas relaxada. Por fim, reforce positivamente os bons comportamentos dele. 

Usando essas dicas, você consegue ter um passeio seguro e proveitoso para ambos, tendo sempre um momento esperado no dia. Assim, o seu pet vai cada vez se acostumando mais com a rotina de passeios, de forma a aproveitar esse momento com você de forma prazerosa. 

Drogavet 

A DrogaVET preza pelo bem-estar e segurança dos animais. Portanto, as dicas acima servem para garantir que o seu pet tenha passeios proveitosos, e que você também possa curtir o momento sem estresses ou problemas. Siga as indicações e tenha momentos únicos com o seu pet!

https://www.drogavet.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *