
Você tem uma loja online, mas não está conseguindo as vendas que esperava? Costumo falar que administrar um negócio de comércio eletrônico é bem parecido com investir em ações. Para conseguir lucrar tanto na alta como na baixa é preciso ter consistência, esforço e perseverança para mantê-la a longo prazo.
Isso não significa que não há coisas que você possa fazer para aumentar suas vendas e leads de maneira rápida e eficaz! Neste post, compartilharei 6 estratégias simples que você pode implementar hoje para ajudá-lo a aumentar suas vendas de comércio eletrônico e obter resultados o mais rápido possível.
1. Use vídeos em suas páginas de destino.
Estima-se que 69% dos consumidores preferem aprender sobre um produto assistindo a um vídeo curto em comparação com 18% que preferem texto. E ao contrário do que você pode estar pensando, criar vídeos curtos para colocar em suas páginas de produtos ou vendas não precisa ser caro ou demorado!
Existem ferramentas incríveis e de baixo custo que permitem que você crie vídeos com aparência profissional em poucos minutos e com zero habilidades de design. Alguns vídeos que funcionarão lindamente em suas páginas de produtos e vendas são:
- Vídeos explicativos
- Tutoriais em vídeo
- Vídeos de depoimentos de clientes
- Vídeos de demonstração
- Estudos de caso
2. Produtos de upsell e cross-sell.
Um dos maiores desafios que os donos de lojas online enfrentam é encontrar clientes. Então, quando você tiver alguém em seu site, pronto para comprar, certifique-se de aproveitar ao máximo essa oportunidade!
A probabilidade de vender para um novo cliente é de 5% a 20%, enquanto a chance de vender para um cliente que já comprou de você é de 60% a 70%.
Uma das melhores maneiras de aumentar as vendas de clientes existentes é promover vendas cruzadas e upsells. Isso significa mostrar produtos relacionados aos clientes (vendas cruzadas) ou produtos mais caros (vendas adicionais) durante o processo de checkout.
Basta especificar outro produto que você gostaria de promover e os clientes podem adicioná-lo ao carrinho com o clique de um botão.
3. Envie e-mails de carrinho abandonado.
Você sabia que a taxa média de abandono de carrinho em todos os setores é de 69,57%, e que para carrinhos móveis, esse número salta para 85,65%?
Uma maneira de minimizar esses números é enviar e-mails para clientes que saíram do seu site antes de concluir a compra. Se você utiliza o Shopify, enviar esses e-mails é fácil usando o aplicativo Abandoned Cart Recovery Email.
Se você possui um site WordPress, o WooCommerce também possui um aplicativo de recuperação de carrinho.
Você pode oferecer frete reduzido (ou grátis), criar urgência revelando o número de produtos restantes ou simplesmente envie um breve lembrete de que o carrinho está esperando por eles!
4. Escolha um nome de domínio confiável.
Escolher uma extensão mais recente, como .STORE, oferece muito mais opções de nomes de domínio de comércio eletrônico. Seu nome de domínio diz muito sobre o seu negócio.
Deve descrever claramente o que você está vendendo, e QUE você está vendendo alguma coisa. Isso não deixará espaço para confusão e ajudará bastante a estabelecer credibilidade, o que levará a um aumento de leads e vendas.
Algumas dicas para escolher seu nome de domínio incluem:
- Verifique se é descritivo
- Mantenha-o curto e memorável
- Evite usar hífens, números ou palavras com erros ortográficos (por exemplo, www.newbagz.com, www.new-bagz-4-u.com)
- Verifique se o seu nome de domínio já não é uma marca registrada
Uma maneira de garantir que você obtenha o melhor nome de domínio possível é usar uma extensão de domínio mais recente, especificamente voltada para lojas online.
Por exemplo, a extensão .STORE indica claramente que você é um site de comércio eletrônico; e por ser relativamente novo, há muitos nomes de domínio para escolher.
Isso significa que você pode usar seu nome de marca real, nome de produto ou categoria de produto sem ter que recorrer ao uso de nomes super longos, hífens ou erros ortográficos!
5. Simplifique o processo de checkout.
Quando os clientes se sentem confusos ou sobrecarregados, ou sentem que um site de comércio eletrônico está solicitando muitas informações pessoais, é menos provável que concluam a compra.
De fato, 18% dos consumidores afirmaram que abandonam um carrinho quando o processo de checkout é muito longo ou complicado, portanto, ao projetar seu processo de checkout, verifique se você está solicitando apenas as informações de que realmente precisa.
Isso provavelmente inclui o nome completo do cliente, informações de envio, informações de pagamento e endereço de e-mail… e nada mais!
6. Ofereça bate-papo ao vivo em seu site.
Procurando uma maneira de oferecer um melhor atendimento ao cliente e fazer mais vendas? saiba que os clientes têm 51% mais chances de fazer uma compra em um site que tem chat ao vivo, enquanto 29% são mais propensos a comprar apenas por VER a opção de chat ao vivo, mesmo que não a usem.
Se você tem um site WordPress, pode baixar um plugin de bate-papo ao vivo que você conheça ou pode experimentar um aplicativo como o Jivochat, que é excelente e oferece uma opção 100% gratuita!